Melhor programar pra Android utilizando Kotlin ou Java

Google anunciou o Kotlin como uma linguagem oficial para o desenvolvimento Android e a relação com a Oracle proprietária do Java não é tão boa
Em uma pesquisa no ano passado para produzir meu artigo sobre Java para Android e Kotlin para Android, acabei me deparando com muitas informações sobre ambas as linguagens e seus gigantes respectivos ecosistemas, porém uma informação me deixou não diria assustado, mas um tanto o quanto preocupado, a informação dizia que a partir de 2024, é altamente recomendável programar para Android utilizando Kotlin em vez de Java.
A preocupação me pegou, pois naquele exato momento meu nível de programação para Android estava em 90% de código gerado em Java e o restante em Kotlin, na verdade só usava Kotlin para resolver problemas que não consegui, ou seria muito trabalhoso para fazer em Java, sendo assim o Kotlin tornou-se a muleta do Java no meu setup de programação.
Então busquei por mais material relevante sobre o assunto e cheguei então a uma compilação de razões para essa recomendação:
Linguagem Oficial
Já sabido por mim, mas não incorporado em meus pensamentos, desde 2017, o Google anunciou o Kotlin como uma linguagem oficial para o desenvolvimento Android, e seu suporte tem aumentado continuamente desde então.
Modernidade e Sintaxe
Kotlin é uma linguagem moderna com uma sintaxe mais concisa e expressiva, o que pode resultar em menos código para alcançar as mesmas funcionalidades que em Java, é comum após um tempo criar código altamente resumidos o que facilita a leitura e compreensão.
Segurança
Kotlin reduz a quantidade de código boilerplate, minimizando as chances de erros. Além disso, possui null safety, ajudando a prevenir o famoso problema de NullPointerException.
Interoperabilidade
Kotlin é 100% interoperável com Java (esse é o ponto que mais gostei), permitindo que você use bibliotecas Java em projetos Kotlin e vice-versa. Isso facilita a migração gradual de projetos Java para Kotlin.
Suporte e Ferramentas
O suporte da IDE (como Android Studio) para Kotlin tem sido excepcional, com melhorias contínuas e ferramentas que ajudam no desenvolvimento eficiente. Inclusive na conversão de código Java para Kotlin é muito fácil fazer essa troca.
Popularidade e Comunidade
A popularidade de Kotlin está crescendo rapidamente, com uma comunidade ativa que contribui para a evolução da linguagem e fornece suporte.
Coroutines
Kotlin oferece suporte nativo a coroutines, facilitando a programação assíncrona e simplificando a execução de tarefas em background, algo que pode ser mais complexo em Java. Aqui foi a "virada de chave" como todos dizem, "não achei justo" usar o Kotlin para as Coroutines e aposentar antecipadamente o restante do quê poderia ser gerado com a linguagem.
O que fiz então
Neste ponto iniciei um processo lento, mas gradativo progressista, onde dia após dia fui incorporando mais Kotlin e substituindo o Java, sempre aprendendo como realmente as coisas funcionam com Kotlin e substiuindo tudo o que pude, hoje tenho usado muito mais Kotlin à Java e toda vez que preciso corrigir algo em uma parte do código Java, precise sanar alguma depreciação do sistema, ou criar algo novo, isso tem sido feito em Kotlin o que aumentou muito minha familiaridade com a linguagem e estou obtendo um código muito mais limpo que antes.
Ficou muito claro para que a escolha de Kotlin não é apenas um momento de hype, mas muito além disso e pode proporcionar uma experiência de desenvolvimento mais eficiente, segura e moderna para aplicativos Android.
Então é o fim do Java
Chegamos aqui então ao fim do Java no mundo Android. Errado!
Ainda tenho muito código Java para cuidar e usar, e acredito que muitas empresas também tem, descartar o Java de forma rápida não vai acontecer tão logo, a robustez do Java e a confiança embutida na linguagem ao longo de anos não será derrubada de uma hora para outra, talvez no futuro isso aconteça, mas como no mundo do T.I. tudo é uma grande surpresa, não devemos nos fechar em uma linguagem e achar que está tudo bem, ter atenção ao ecosistema total do Sistema Operacional que você produz código é sempre muito inteligente.
Embora uma criança pudesse se envolver em uma 'briga' desse tipo, um profissional maduro entende que ambas as linguagens têm seus benefícios. A capacidade de ambas operarem simultaneamente no mesmo sistema, de forma transparente, é algo realmente notável e vantajoso.
Não defendo Java ou Kotlin, sou grato ao Java por tantos anos de dinheiro no meu bolso, mas não sou besta de não acreditar que Kotlin é uma ponte moderna e segura para o futuro da programação em Android.
Não me sinto nenhum pouco desconfortável de andar sobre ela, afinal o farol serve para isso, iluminar o caminho e mostrar um que seja sustentável e tranquilo para seguir.
Códigos iluminados para você!
Te vejo no próximo!