O melhor Linux para substituir o Windows
Tentamos responder sua dúvida sobre qual o melhor Linux para substituir seu Windows
Qual o melhor Linux para substituir o meu Windows?
Essa é uma dúvida que sempre perturba a cabeça de quem quer trocar o sistema das janelinhas por aquele do pinguim, brincadeiras à parte, o Microsoft Windows e o Linux são sem sombra de dúvidas sistemas operacionais fantásticos, o Windows com sua liderança de mercado com 70% dos usuários e o Linux com seus 47% dos desenvolvedores profissionais usando os sistemas operacionais baseados em Linux. Linux alimenta 39,2% dos sites cujo sistema operacional é conhecido, além de dominar o mercado de smartphones com uma pesquisa que apontou 81% dos consumidores brasileiros utilizam smartphones com o sistema operacional Android contra 18% que usam o iOS, do iPhone, mas chega de números.
A escolha do melhor Linux para substituir o Windows depende de suas necessidades, familiaridade com sistemas baseados em Linux e o tipo de uso que você faz do seu computador. Vamos listar algumas opções:
Ubuntu
Ubuntu é conhecido por ser amigável para novos usuários de Linux e por ter uma grande comunidade de suporte.
Vem com a interface conhecida como GNOME, que é moderna e fácil de usar, semelhante ao Windows.
É fácil de instalar, com um pouco de atenção até mesmo um leigo consegue fazer a instalação.
Tem uma loja de aplicativos com uma grande variedade de programas e suporte a drivers para muitos dispositivos o que facilita a instalação de programas para uso no dia-a-dia.
Compatibilidade muito boa com vários hardwares diferentes.
Link para o Ubuntu: Site do Ubuntu
Linux Mint
Indicado para quem quer uma transição suave do Windows para o Linux, Mint oferece um ambiente mais próximo ao Windows (principalmente a versão com Cinnamon).
O Cinnamon é bastante parecido com o Windows em termos de organização e usabilidade, facilitando a adaptação. Praticamente tudo o que você precisa está no mesmo local que você encontraria no sistema do tio Bill.
Leve e rápido, ideal para máquinas mais antigas ou com hardware mais modesto. O Mint quando utilizado em máquinas mais novas é um show de sistema operacional, com muita estabilidade (aqui utilizamos Mint em todas as máquinas de trabalho).
Link para o Mint: Site do Linux Mint
Zorin OS
Projetado especialmente para usuários de Windows, Zorin OS foi criado especificamente para facilitar a transição de usuários do Windows.
Ele oferece um layout muito similar ao Windows, inclusive com um modo que imita a interface do Windows 10, o que pode ajudar muito para quem quer trocar e não quer um choque de transição.
Fácil de usar, com opções de layout que podem ser configuradas de uma maneira que o seu Linux vai ficar parecido com o Windows.
Oferece uma versão gratuita e também uma versão paga com mais recursos e layouts de interface, mas se a questão é economizar a licença de uso, então a versão paga não faz sentido.
Link para o Zorin: Site do Zorin OS
Pop!_OS
Indicado para desenvolvedores e usuários avançados é totalmente baseado no Ubuntu, mas com algumas otimizações para melhor desempenho em hardware mais recente. Também é bem popular entre gamers.
Vem com GNOME como interface, mas com personalizações que otimizam o fluxo de trabalho.
Suporte de hardware é excelente em suporte para drivers de placa de vídeo da NVIDIA e AMD.
Link para o Pop!_OS: Site da System76
Considerações Relevantes
Jogos - Se você joga no Windows, considere distribuições com bom suporte para drivers gráficos e otimizações para jogos, como Pop!_OS e Manjaro. O Proton (Steam Play) e Lutris também ajudam a rodar jogos de Windows no Linux.
Programas - Se você depende de softwares específicos do Windows, pode usar o Wine ou uma máquina virtual, mas nem todos os programas funcionam perfeitamente.
Se você está começando, Linux Mint ou Zorin OS são ótimas opções por serem mais parecidas com o Windows, nós mesmo indicamos o Mint por experiência própria, seu suporte e poucos problemas o torna muito produtivo e fácil de se adaptar.
Se você busca algo com mais performance, Pop!_OS é com certeza uma escolha interessante.
Ubuntu é um dos melhores sistemas, porém tivemos alguma dificuldade no início para nos adaptarmos e alguns problemas que tivemos nos impediu de continuar com ele.
Relato de Experiência
Em uma segunda tentativa com Linux testamos o Mint, isso 2 anos depois de não darmos conta do Ubuntu, e foi muito bom, tanto que a mais de 10 anos utilizamos Mint em nossos equipamentos e a mais de 8 sem influência nenhuma do Windows.
Espero que este artigo possa te ajudar a utilizar um dos sistemas Linux e ter as mesmas vantagens e felicidades que tivemos aqui em nossos negócios.
